sábado, 23 de julho de 2011

Pizza: minha receita favorita!


A pizza é hoje um dos pratos mais consumidos no mundo, e por incrível que pareça é uma receita muito simples de se fazer. Existem basicamente duas receitas italianas: Napolitana e Romana. A Napolitana é uma pizza que normalmente tem massa fina com a borda grossa e super crocante. Já a Romana é bem parecida com as pizzas que comemos aqui no Brasil, pizza de massa fina e borda também fina. Mas para você fazer uma boa pizza, não basta apenas ter em mão bons ingredientes, tem que ter paixão pelo que está fazendo e também paciência. Minha receita antiga estava mais para uma pizza Romana do que Napolitana, mas com o passar dos tempos, fui aperfeiçoando minha receita até chegar a esta receita Napolitana. A receita é básica como as outras receitas. O importante é utilizar ingredientes selecionados, como farinha importada e azeite de boa qualidade.

Vamos aos ingredientes:

1 Kg de farinha de trigo tipo "00" (pode-se usar a comum mas prefira as do tipo premium);
500 ml xícara de água morna;
5 gramas fermento biológico seco;
6 colheres de sopa de azeite extra virgem;
2 colheres de chá de sal.

Modo de Preparo:

Coloque a água morna num recipiente (pode usar uma chaleira) e acrescente o fermento. Com uma colher dissolva todo o fermento, feito isso acrescente o azeite e o sal, misture mais um pouco. Com uma bacia pequena despeje todo o conteúdo da chaleira e comece a acrescentar a farinha aos poucos. Comece mexendo com uma colher até parar de grudar. Continue acrescentando farinha até obter uma bola de massa lisa e que não grude na mão. 

Depois que a massa estiver pronta, deixe-a na bacia descansando por 30 minutos. Após este descanso divida a massa em 6 porções iguais e faça bolinhas. Coloque-as num tabuleiro ou caixa plastica, cubra com um pano de prato umedecido e tampe com plastico filme se a caixa não possuir tampa.

Se estiver usando farinha italiana tipo 00, deixe descansar na geladeira por pelo menos 24 hs. Se estiver usando farinha normal deixe descansar por umas seis horas fora da geladeira ou 12 na geladeira.

Depois de aguardar este tempo de descanso, chegou o grande momento, reúna a família e os amigos e comece o seu rodízio de pizzas. 


Para assar use o forno sempre na temperatura máxima (forno convencional). Se for usar forno a lenha, basta usar com o forno bem quente, sempre com fogo.


Dica:
O ideal para pizza é usar um forno à lenha. Se não for possível, pode-se usar o forno convencional com uma pedra própria para pizza.
Use a o queijo mussarela cortado em cubos, pois o derretimento é mais lento dando tempo para assar a massa enquanto o queijo derrete.


Bon apetit!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Brigadeiro

Vou começar com a primeira receita que aprendi. Acho que eu tinhas uns 6 anos, quando ficava assistindo meu avô fazendo o tão esperado brigadeiro. Era tão bom que só comia quente, não tinha paciência para esperar esfriar.


Vamos a esta receita muito simples:


Ingredientes:
1 lata de leite condensado (prefiro leite moça);
6 colheres de sopa de achocolatado (prefiro Nescau por ser mais doce)
1 1/2 colher de sopa de manteiga.


Modo de preparo:
Antes de começar pegue um prato e unte com manteiga. Agora misture todos os ingredientes numa panela média e cozinhe em fogo baixo sempre mexendo para não agarrar no fundo da panela até começar a borbulhar. Neste momento que vem o pulo do gato, se você quiser um brigadeiro para comer na colher, já pode tirar do fogo. Se quiser enrolar, vá mexendo e veja se o brigadeiro já está começando a se soltar da panela, se estiver pode desligar o fogo e despeje o no prato untado.


Dica:
O brigadeiro fica excelente se servi-lo ainda quente num prato de sobremesa. Se quiser coloque um pouco de chocolate granulado.

Ingredientes, a alma de qualquer receita.

Sempre que vamos fazer uma receita, devemos pensar no principal: INGREDIENTES. O chef pode ser excelente e a panela ótima, se os ingredientes não forem bons, a sua receita com certeza pode não sair exatamente como esperava.
Não estou falando de marcas e sim de qualidade de produtos.
Ao comprar os ingredientes de sua receita, compare-os com os concorrentes e tire você mesmo suas conclusões.

Sejam bem vindos ao Blog do Chef Moderno!

Olá, vocês que estão acessando este blog, contarão a partir de hoje com um canal onde poderão obter receitas práticas para diversas ocasiões.
Antes de começar a postar receitas neste blog, gostaria de falar que qualquer um pode cozinhar, basta ter um pouco de vontade.


Lembrem-se: as vezes para se acertar uma receita poderemos errá-la inúmeras vezes.